Leitura Coletiva: Americanah – Chimamanda Ngozi Adiche

Oi Pessoal, tudo certo com vocês ai do outro lado da telinha? Espero que sim!

Em 2020, junto com algumas amigas criei um clube de leitura feminista para ler mais mulheres e dialogar sobre questões sociais e gênero, algo que meu deu um novo olhar e novas perspectivas… e tive essa prática muito enriquecedora. E me fez querer expandir um pouco mais e neste ano através do Instagram conheci um clube de leituras o #clubedajay.

A leitura de setembro, minha segunda participação no clube foi com o livro Americanah, da autora Chimamanda Ngozi Adichie com a editora Companhia das Letras e a tradução da Juliana Romeu, um romance de ficção que se passa entre a Nigéria e os Estados Unidos e conta a história de Ifemulu e Obinze e a trajetória de novas oportunidades em um novo país e autoconhecimento dos personagens.

Chimamanda, mostra a jornada dos personagens do final para o começo, do melhor para o pior e no desenvolvimento do enredo nota-se o quanto a personagem foi capaz para estar onde está hoje, não é uma história linear longe disse reflete os desafios da imigração Africana para os Estados Unidos, posicionamento sobre questões étnicas, raciais e sociais de um modo construtivo e reflexivo.

Nos anos 90, ifemulu é uma jovem que está na faculdade e por causa de greves estudantis decide ir para os Estados Unidos prosseguir nos estudos e morar com sua tia Uju, deixando sua família e seu namorado na terra natal em busca de novas experiências. Mas, nem tudo são rosas observamos seus altos e baixos, incertezas e decisões moldando o seu futuro e uma de suas características principais é saber o momento de retroceder um passo para seguir em frente. Em paralelo temos a história de Obinze e seus conflitos internos e percepção sobre o mundo, suas escolhas .

Americanah é uma história que aborda a família em si, personalidades feministas fortes como suporte para a personagem principal, traçando pontos sobre a cultura de cada país, além de seus aspectos socioeconômicos atuais,

Super recomendo a leitura! Um super beijo e até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: