Hoje é um dia muito especial! Dia mundial da poesia, a data tem o intuito de proporcionar contato a diversidade dos idiomas, mas acima de tudo reconhecer a influência de novos movimentos poéticos pelo mundo.
A critério de curiosidade a data foi definida durante a XXX Conferencia Geral da Unesco em 1999, e desde então somos contemplados anualmente com essa data e temos a oportunidade de conhecer novos autores e também aproximar-se de grandes nomes que marcaram gerações no universo poético.
A minha coleção de poesias está em crescimento dentro de diversos estilos poéticos, seja clássicos, modernos, independente ou originais ter esse contato é inspirador!
Pensando nisso, compartilho com vocês duas sugestões de leitura que vale muito a pena conhecer: “Outros jeitos de usar a boca” e ” O que o sol faz com as flores” da escritora Rupi Kaur.
Descobri Rupi entre 2016/2017, mas adquiri seus livros recentemente e mesmo a poesia ser uma leitura no primeiro momento rápida gera muita reflexão para assuntos relevantes hoje em dia como : sobrevivência, amor, perda, trauma, cura, feminismo, crescimento e amor próprio.
Conseguir transformar assuntos tão sérios e ao mesmo tempo com esperança nos versos são raros.
Segue um poema de Outros jeitos de usar a boca:
” sua arte
não é a quantidade de pessoas
que gostam do seu trabalho
sua arte
é
o que seu coração acha do seu trabalho
o que sua alma acha do seu trabalho
é honestidade
que você tem consigo
e você nunca deve
trocar honestidade
por identificação
_a todos vocês poetas jovens”
Rupi Kaur
Um poema do segundo livro ” O que o sol faz com as flores”
“mas amor
não dos homens
mas de nós mesmas
e uma das outras
_a cura”
Rupi Kaur
E você já leu algum livro da Rupi kaur? Me fala aqui nos comentários qual é o seu poeta favorito. Vou adorar saber!
Um super beijo e até a próxima!